top of page

5 dicas para aproveitar o tempo ocioso e produzir mais usando o celular


Neste momento eu estou em um café no aeroporto de Guarulhos em São Paulo com destino a Fortaleza para ministrar um treinamento em Gestão e Planejamento para empreendedores, mais especificamente fotógrafos e produtores de vídeo. E, como em todo aeroporto, vejo pessoas correndo, atrasadas, sem tempo para nada. E, por outro lado, vejo também pessoas com muito tempo disponível, buscando o que fazer, pois estão esperando alguém ou o seu voo.


Como alguém dedicado ao planejamento e a gestão da produtividade, tenho observado que embora tenhamos a crença de que não temos tempo para nada, temos muito tempo ocioso e pouco aproveitado. Te convido a listar alguns lugares onde você tem tempo ocioso. No meu caso, além do aeroporto que já comentei, em salas de espera de médicos, dentista, em cafés esperando alguém para uma reunião, dentro do carro durante o trânsito intenso ou dentro de uma padaria aguardando a chuva passar.


Nestes locais é comum ver pessoas usando o celular em redes sociais sem nenhum aproveitamento real, apenas visualizando feeds e stories ou grupos de Whatsapp com conteúdo pouco aproveitado no dia a dia.


Pensando nisso, criei uma lista de 5 dicas para ocupar o tempo ocioso e produzir mais usando o celular, lá vai:


1) Siga pessoas ou empresas alinhadas a seu interesse. Se você é fotógrafo, existem vários profissionais no mundo com material de qualidade disponível para consulta em suas redes sociais, de forma gratuita. Se é profissional da área da saúde é possível seguir médicos e especialistas nos diversos assuntos que liberam textos atuais e de alto valor para esse seguimento.


2) Faça uma lista de Podcast. Este é um produto online ainda pouco explorado. No Brasil temos uma baixa aderência a leitura e o uso de podcast pode ser uma ferramenta que pode auxiliar no processo de educação e desenvolvimento. Existem de todos os tipos, desde aulas de inglês, resumo de livros a palestras. É uma ótima oportunidade para estudar enquanto está caminhando ou no trânsito.


3) Livros que gostaria de ler. Como já mencionei, nós brasileiros não temos tanto o hábito de leitura, mas muitos gostaríamos de desenvolver esse hábito. Então, vai aí uma dica valiosa. Baixe e-books no seu celular e quando tiver uma oportunidade de tempo leia algumas páginas, aos poucos esse hábito se desenvolverá e você terá cada vez mais prazer em ler. Para isso, busque temas que te interessam, pessoal ou profissionalmente. Na página da Mente em Movimento, você tem acesso a artigos e e-books de alta qualidade de forma gratuita ou no site do programa Vivendo a Produtividade.


4) Faça conexões. Redes sociais, como o Linkedin, nos dão a possibilidade de nos aproximarmos de executivos e empresários que admiramos, no mundo todo. Através de simples conexões é possível aumentar sua rede de contato, influência e encontrar oportunidades de apoiar outros profissionais, aumentar sua visibilidade.


5) Vídeos e cursos online. Este recurso tem crescido drasticamente no Brasil e com plataformas muito bem organizadas e de fácil acesso. Além do Youtube, onde temos muito material gratuito e de qualidade para garimpar, várias outras opções de treinamento online, com aulas curtas de no máximo 5 min podem fazer seu dia mais interessante.


Aqui vai uma DICA EXTRA, muitos de nós temos que responder e-mails, cotações ou gerar pagamentos. Aproveitar esse momento para executar atividades que ocupam nosso tempo produtivo é uma bela forma de desenvolver nosso comportamento produtivo.


Então, sabendo disso, comece agora a fazer sua lista de materiais e baixar os aplicativos certos, para que você possa otimizar seu tempo, aproveitando de forma inteligente e fazendo seu dia render mais sem que você precise pedir para que ele tenha mais algumas horas no final. Ter o tempo como nosso aliado é estar atento a nossas atitudes cotidianas, por mais simples que pareçam. A tecnologia está a sua disposição no seu bolso, basta clicar e aproveitar essa oportunidade.


Saiba mais sobre produtividade e negócios nos seguindo pelas redes sociais.


Eduardo Vieira

@eduardovieirapinto

235 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page