top of page

A Arte de tomar decisões difíceis em 3 passos


O guru americano, Tony Robbins, em um de seus seminários contou uma história muito interessante sobre um general que levou seu exército para guerra em uma ilha. Durante o percurso, os soldados, temendo o exército inimigo, planejavam sua saída caso fosse necessário. Partindo desse ponto, o general compreendeu que não havia comprometimento suficiente para ganhar essa guerra. Então, logo que os soldados atravessaram a ponte que ligava a esta ilha, ele a queimou completamente, impossibilitando a volta. A partir desse momento os soldados teriam apenas a opção de vencer. A mensagem que desistir não é mais uma opção deu uma outra dinâmica para esse exército.


Para tomadas de decisões difíceis, durante o processo de coaching, costumamos seguir esses 3 passos.


O primeiro passo é avaliar o seu estado atual, quais são os ganhos e perdas de se manter onde você está hoje, em seu estado atual. Essa avaliação é importante para entender que, mesmo que você queira uma mudança drástica, existem coisas boas que você possa perder durante esse processo.


O próximo passo é uma avaliação futura. Identificar quais serão esses ganhos e perdas a longo prazo dessa sua decisão. Nos momentos de decisão é que definimos nosso futuro, por isso é importante estar presente para os efeitos dessa mudança.


Por último, voltamos a história que contei acima. Precisamos identificar quais ações necessárias para que essa decisão difícil possa ser tomada com o mínimo risco. Neste ponto, precisamos desenvolver estratégias e “queimar algumas pontes”. Para isso você precisa responder: o que definitivamente você precisa deixar de lado para ir ao próximo nível? Mas lembre-se que “queimar pontes é uma escolha sua”, pois se não houver como voltar, sua única opção é seguir em frente. Isso se aplica muito quando alguém decide empreender, investir em uma nova carreira, mudar de cidade... decisões difíceis que todos nós um dia precisamos tomar.


Eu não sei exatamente qual é a decisão difícil que você deve tomar nos próximos dias, mas posso garantir que você precisará ter um bom planejamento.


Convido você a conhecer um pouco mais sobre a Mente em Movimento e se inscrever em nosso site para receber nossas dicas de produtividade, planejamento e negócios.

141 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page