top of page

5 passos para fechar 2017 com Sucesso!


Chegamos ao fim do ano, encerramento de um ciclo, e é necessário nesse momento refletir e avaliar como foi 2017 até aqui. Tanto para sua empresa - com suas metas profissionais, projetos a entregar, promoção e novos desafios; quanto para sua vida pessoal, como aquela viagem especial, o controle da saúde física e financeira e o tempo a mais para família. Tudo que foi planejado para este ano, todo o esforço de meses deve ser confrontado nos próximos 30 dias, inevitavelmente, seja pela sua autoavaliação, de seus familiares ou por seus gestores.


Provavelmente você conhece alguém que se dedicou demais a algumas dessas metas e ainda não atingiu esse objetivo; talvez você mesmo esteja se perguntando o que fez de errado, ou porque dedicou tanto a um assunto em detrimento de outro.


Normalmente as causas do não cumprimento destas promessas estão em duas atitudes que não percebemos facilmente. A primeira é a clareza do por quê é importante que você atinja determinada meta. O controle de sua saúde física, por exemplo, é importante para que? Se for somente controle de peso você provavelmente não vai emagrecer, mas se a motivação for para que você tenha mais energia para correr com seus filhos, você terá mais disciplina para conquistar o que deseja. O segundo motivo é a administração de tempo; sem este, nossos dias estarão cheios de desculpas para dar, sempre estaremos ocupados, o que não quer dizer produtivos.


A metodologia do Coaching nos ajuda de várias formas a identificar e tomar ações e eu escolhi 5 passos para te ajudar neste momento:


1º Passo - Clareza: Identifique na sua meta, o motivo que te faz parar tudo o que você está fazendo para buscar aquele resultado. É a recompensa que virá com a conquista do resultado? Ou é o que você pode comprar ou para onde consegue ir com esse bônus? É o tempo que poderá ficar com a sua família? Sabendo onde você quer chegar ficará bem mais fácil.

2º Passo - Realidade: Seja realista e veja o quão distante você está dessa meta. Qual sua situação de forma mais detalhada? É possível virar o jogo e conquistar ainda esse ano? É importante ser honesto com você mesmo e avaliar fatos e evidências.

3º Passo - Opções: Sabendo da realidade e da distância exata de sua meta, quais são suas opções? Levante ao menos 3 opções. Tente lembrar de algo que você fez no passado e que deu certo. Veja quais capacidades você usou e avalie se podem ser aplicadas nesse momento.

4º Passo – Recursos: Veja quais recursos você pode usar, internos ou externos. Quem são as pessoas que te apoiam ou estão envolvidas em sua meta? Converse na empresa e veja se ela pode te oferecer algum recurso adicional, mesmo que temporário.

5º Passo – Ação: Este último passo é o mais importante de todos, pois se, após essa avaliação, você não fizer nada, nada irá acontecer. Então, coloque em prática seu plano de ação. Determine data, hora e local para cada atividade, como você irá executá-las e com quais recursos.


Esses 5 passos irão mudar a forma de relacionar-se com sua meta e poderá ser um momento decisivo de mudança de rota em direção a seus objetivos. Portanto, não desista e dê seu melhor para fechar 2017 com sucesso.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page